terça-feira, 12 de março de 2013

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5.3

Jesus está dizendo: Você será bendito, feliz, próspero espiritualmente, com vida, gozo e satisfação no favor de Deus, com salvação.

Se você buscar entender a mentalidade de que em suas próprias forças você é um mendigo, que diante de seus próprios olhos você é alguém de valor insignificante, que em suas próprias forças você é tão pequeno que necessita que alguém te levante, que você sozinho nada pode fazer e que necessita ser humilde e reconhecer sua dependência total de Deus; então você terá uma mente renovada, serás próspero, bendito e estarás satisfeito.

Aqui Jesus não está falando de uma pessoa pobre materialmente, mas sim de alguém que chegou a uma profunda convicção de que nada pode fazer em suas próprias forças; e Jesus mesmo nos disse em João 15.5b “sem mim nada podeis fazer”.

Você não se torna rico em Deus, sem antes não ter se feito pobre de espírito.
Ser pobre materialmente significa não ter o sustento material, estar sem dinheiro, mas ser pobre de espírito significa estar vazio por dentro, é sentir uma dependência e fome desesperada de Deus.

Se você deseja ser rico em Deus, deve ser dependente Dele.
Quando uma pessoa está faminta, ela sente uma necessidade desesperada de comida, mas quando o espírito da pessoa está pobre e vazio ela tem uma necessidade desesperada de Deus.

Hoje em dia existem muitos cristãos que nem sequer sabem se são ou não pobres em seu espírito.

Veja um exemplo simples:
Quando uma pessoa não tem dinheiro, e alguém lhe oferece dinheiro, a pessoa pega imediatamente e supre as suas necessidades.
Quando uma pessoa está com fome, e lhe oferecem comida, a pessoa pega e come e sacia sua fome.
Entenda uma coisa que se alguém tem pobreza espiritual e lhe oferecem a riqueza da palavra de Deus, a reação certa seria pegar, receber a palavra e ser enriquecido pela palavra.

Se você está desesperado por Deus, você sempre escolherá Deus e tudo aquilo que te leva para mais perto Dele.
A pobreza espiritual é provada quando a única solução para o seu desespero é o conhecer a Deus.

Em resumo quando Jesus disse:
Bem-aventurados os pobres de espírito, Ele estava dizendo: Se você tem uma forma de pensar que te faz dizer que com suas forças você pode conseguir fazer muitas coisas, é melhor que você renove sua mentalidade e que comece a pensar que sem Deus nada podes fazer.
Se você conseguir renovar sua mentalidade, então serás bendito.

O pobre de espírito é fundamentalmente aquele que, tem o coração de pobre e que se sente pequeno, mendigo, insuficiente em suas próprias forças e justiça, e que sempre depende de Deus para tudo.
O pobre de espírito é aquele que não coloca seu coração nas riquezas deste mundo, e que tem um coração desapegado daquilo que é temporal, passageiro.

Note que Jesus começou a falar mencionando a característica mais importante do caráter: a humildade, a dependência de Deus.
Não poderemos ser grandes líderes se não formos humildes, se não dependermos de Deus, pois essa qualidade é indispensável no caráter de um líder.

Qual a recompensa de sermos pobres de espírito?
Todo aquele que é pobre de espírito herdará o reino de Deus.

“Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus”.


Te desejo o melhor de Deus!
Bispa Sueli Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

NUNCA DESISTA DO SEU CHAMADO

O chamado é a sua vida, nunca desista do seu chamado. O chamado é aquilo que Deus sonhou pra você. O chamado é aquilo que Deus plantou...